terça-feira, 27 de abril de 2021

10 Características da Igreja Primitiva


 

Atualmente, a igreja primitiva continua sendo ainda modelo para as igrejas. Nesse mundo jamais encontraremos uma igreja perfeita, porém, poderemos ter igrejas saudáveis. E para termos uma congregação saudável, é necessário seguir às dez características dessa igreja que se encontra em Atos 2.42-47. Portanto, analisaremos de forma resumida e objetiva essas dez características.

Perseverança na doutrina

A primeira característica da igreja primitiva era a sua perseverança na doutrina. Uma igreja que não zela pela doutrina, abre portas para muitos ensinos estranhos no seu meio e além de deixar os membros vulneráveis aos falsos mestres. Por outro lado, uma igreja comprometida com a Palavra de Deus, combaterá os falsos ensinos e estimulará os membros ao zelo doutrinário. Em suma, precisamos perseverar na doutrina, lutar pela verdade que uma vez nos foi dada.

Comunhão

A segunda característica da igreja primitiva era a sua comunhão. Uma igreja se torna saudável e bíblica quando ela valoriza a comunhão com os seus irmãos na fé. Atualmente, temos uma visão muito errada sobre a comunhão, se tivéssemos um entendimento correto e colocássemos em prática isso, faríamos de tudo para estarmos reunidos com os nossos irmãos, não penas no domingo, mas durante a semana também. Em síntese, a comunhão cristã é uma união, paz e compartilhamento. A vontade de Deus em que vivamos em comunhão com Ele e uns com os outros.

No partir do pão

A terceira característica da igreja primitiva era partir do pão. Os estudiosos da Bíblia na sua maioria interpretam “partir do pão” como a “ceia do Senhor”. A ceia do Senhor é momento de celebração, memorial e meio de graça. Uma igreja bíblica sempre celebrará esse sacramento até a volta de Cristo para buscar o seu povo amado. Assim, os cristãos não podem ficar de fora dessa celebração, devemos dar o mesmo valor que a igreja primitiva dava.

Orações

A quarta característica da igreja primitiva era as suas orações. Jamais uma igreja será avivada sem ter uma vida de oração. Muitas igrejas na contemporaneidade são ortodoxas, mas não são igreja de oração, a prova disso são os cultos de oração que se encontram vazios. Precisamos voltar ao primeiro amor, não basta apenas termos uma doutrina correta como a igreja de Éfeso (Ap 2.1-7), porém, necessitamos acender a chama do fervor espiritual, isso se dar apenas por meio da oração. Desse modo, seremos uma igreja avivada se valorizarmos mais a oração. Palavra e oração devem andar juntas.

Havia temor

A quinta característica da igreja primitiva era o seu temor a Deus. Temor a Deus, não significa ter medo de Deus, mas respeito pelas coisas sagradas. Uma igreja sábia, ama a justiça e odeia a iniquidade (Hb 1.9), o temor a Deus é o princípio da sabedoria (Pv 9.10). Muitos cristãos perderam o temor, as coisas sagradas são tradas de modo leviana, isso pode ser facilmente percebido na forma como eles se comportam no culto, não prestam a devida reverência pelas coisas de Deus. Dessa forma, isso nos chama atenção para a necessidade de levar as coisas sagradas mais a sério.

Sinais e maravilhas

Sexta característica da igreja primitiva era os sinais e maravilhas. Deus continua operando no meio do seu povo, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13.8). Entretanto, não podemos nos esquecer que o maior milagre é o da salvação, esse não se compara com a cura física. Os milagres realizados pelos apóstolos tinha como o objetivo provar o seu ministério apostólico e a autenticidade do Evangelho. Assim, uma congregação centrada nas Escrituras, não colocará as curas físicas a cima do milagre da salvação, mas compreende que os dois são para a glória de Deus.

Compartilhamento

Sétima característica da igreja primitiva era o seu compartilhamento. Aqueles irmãos vendiam suas propriedades e bens para ajudar aos que tinham necessidades. Atualmente, as igrejas vivem em um individualismo muito grande, tem ficado apenas em quatro paredes. Nossas igrejas precisam sair das quatro paredes, enquanto muitos estão preocupados em construir templos, devemos olhar principalmente para o templo físico (pessoas). Portanto, uma igreja bíblica tem o seu olhar atento as necessidades das pessoas a sua volta.

Reuniam-se no templo e nas casas

Oitava característica da igreja primitiva era sua reunião no templo e nas casas. Eles estavam diariamente reunidos no templo e partindo o pão de casa em casa, tomavam as suas refeições com alegria no coração. Hoje, as igrejas abandonaram esse método tão eficaz, as reuniões nos lares. Não podemos apenas nos reunir nos templos, mas os lares é uma ferramenta poderosa para a divulgação do Evangelho, você estará alcançando famílias para o Reino de Deus. Assim, a igreja não pode deixar esse método que é considerado o mais poderoso na evangelização, a igreja primitiva compreendeu isso, precisamos também!

Louvavam a Deus

Nona característica da igreja primitiva era o seu louvor a Deus. O louvor sempre foi uma arma poderosa do povo de Deus, através dele a nação de Israel fez proezas. Se nós como igreja do Senhor compreendêssemos esse poder, não nos reuníamos de forma tão indiferente para adorar a Deus, isso acontece porque carecemos de uma boa teologia sobre o louvor. Dessa forma, a igreja primitiva ainda continua sendo um exemplo para as igrejas contemporâneas, as lideranças precisam ensinar uma boa teologia do louvor para os seus membros.

Deus acrescentava a igreja

Decima característica da igreja primitiva era que Deus acrescentava os membros. Deus estava acrescentando diariamente novos crentes, isso nos mostra que a igreja pertence ao Senhor e Ele é aquele que soberanamente constrói sua igreja. Por outro lado, sabemos que temos nossas responsabilidades, Cristo nos deu a missão de fazermos discípulos de todas as nações (Mt 28. 19,20). Em síntese, a igreja primitiva crescia tanto em quantidade como em qualidade, semelhantemente, as igrejas devem seguir esse exemplo.

Conclusão

Portanto, a igreja primitiva continue sendo modelo de igreja na atualidade. Essas características fizeram essa igreja ser saudável, pura, doutrinária, avivada, cheia do Espírito Santo, uma igreja de oração, solidária, testemunha de Cristo e muito mais. Nós como servos de Deus, devemos colocar essas qualidades dessa congregação em prática para nossa vida cristã, assim estaremos sendo luz para esse mundo que está em trevas.

 

Sidney Muniz  


Nenhum comentário:

Postar um comentário