segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A Parábola da Figueira

 




Por Carlos Alberto Junior

Texto principal: "Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quanto já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33: Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34: Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" (Mt 24.32-34). (Almeida Corrigida Fiel, 1995. ACF)1.

Introdução 

Esse foi um dos sermões escatológicos, que Jesus Cristo ensinou aos discípulos, é uma continuação do capítulo 24 de Mateus, que se inicia com uma mensagem de despertamento, acerca da sua segunda vinda. A Citação da Parábola da Figueira (Mt 24.32-34) é considerada uma mensagem de vigilância, acerca dos acontecimentos que antecedem a vinda de Cristo. 

O que é Parábola? 

Parábola significa uma história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino De Deus. Jesus cita a parábola da figueira para explicar aos seus discípulos os fatos da sua segunda vinda, era muito comum o Mestre, ensinar ao povo e a os seus discípulos por Parábolas (cf. Mt 13.10). 

O que é Escatologia? 

A Escatologia é a aérea da teologia sistemática onde aprendemos os fatos vindouros, ou seja, o ensino das últimas coisas, baseada em passagens dos textos Neo-Testamentários. Dentre as áreas escatológicas que nós Pentecostais (alguns) conhecemos, e, que é praticada pelas maioria das Igrejas (Pentecostais, Carismáticas e Outras), por Teólogos e Seminário Pentecostais, classificamos de visão pré-tribulacionista, entretanto alguns pentecostais aderem o pós-tribulacionismo. 

Segundo a declaração de fé das Assembleias de Deus: 

Cremos, professamos e ensinamos que a Segunda Vinda de Cristo é um evento realizado em duas fases. A primeira é o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação, momento este em quem “nós, os que ficamos vivos, seremos arrebatados" (1 Ts 4.17); a segunda fase é a sua vinda em glória depois da grande tribulação e visível aos molhos humanos: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!" (Ap 1.7). 

Como lermos, acima, a posição da Declaração de Fé Assembleias de Deus é Pré-Tribulacionista, isto é, a Igreja não passará pelo evento da Grande Tribulação, tempo de 7 anos, considerado como um da dispensação da Igreja e o Milênio. 

Interpretando Parábola da Figueira

Mateus 24.32; Aprendei, pois, está parábola da figueira {...} ( parte a, ACF). 

A Figueira na Bíblia é uma planta que pode atingir 6 metros de altura com folhas, no contexto de Mateus 24, Jesus cita a figueira, cujo representa a ISRAEL. A nação Judaica é comparada a três arvores na Bíblia Sagrada. Vinha (Is 5.1-7) este foi o conceito de Isaías e outros profetas dos Antigo Testamento. Oliveira (Rm 11.17) este foi o conceito de Paulo por amor de seus argumentos. E por ultimo a Figueira, conceito de Jesus em relação a Israel (Mc 13.28). Embora a bíblia mencione a palavra figueira cerca de 50 vezes, a figueira da parábola de Mateus 24.32, significa a nação de Israel. Essa nação que desde os tempos de Abraão, Isaque, Jacó, Moises e os Profetas do Antigo do Testamento, tem rejeitado o Messias à dois mil atrás. Jesus quando se iniciou o seu ministério terreno, era odiado pelos fariseus e religiosos da época, isso se da o fato, da nação de Israel, ver Messias como um Rei prospero, se examinamos as escrituras, percebermos que as características do Messias, o Cristo, encarnado, era de um homem simples. Encontramos vários aspectos e circunstancias na Bíblia em que o Messias, foi rejeitado por alguns Judeus e Grupos Religiosos. 

Jesus rejeitou Israel? 

Diferentemente do pensamento dos judeus da época de Jesus, a promessa descrita em Isaias 7.14 se cumpriu (cf. Mt 1.22,23), o menino estava crescendo em sabedoria e estatura (Lc 2.52). A sua inteligência faziam com que os religiosos da sua época o admirasse (Lc 2.47). O evangelho de Lucas (Lc 3.23) afirma que Jesus tinha trinta anos na época que começou o seu ministério terreno. O proposito da vinda do filho do homem, não era estabelecer um reino terreno permanente, os judeus tinha uma ideia errada ao seu respeito, achavam que Ele viria montado em um cavalo branco, que sua personalidade, seria de um Líder próspero ou ocupar uma posição de destaque em Israel. A Bíblia afirma que na sua primeira vinda, Ele veio montado em um jumentinho (Mc 11.1-11), ao entrar em Jerusalém, o povo clamava Hosanas, essa expressão vem do hebraico que Literalmente, salva, suplico-te, em hebraico, Israel clamava por um salvador, mas anos depois os mesmos crucificaram-no. 

A Salvação era só para os Judeus? 

O povo judeu clamava por salvação, de fato, a bíblia diz, que, Jesus veio para os da casa de Israel (cf. Mt 15.24).Lendo a passagem da Mulher Sírio Fenícia, descrita em Mateus 15 a seguir, entende-se que Israel estava em lugar de destaque, isto se da, pela chegada do Messias (Jesus Cristo); mas ao lermos João 3.16, a mensagem de salvação para Israel, já não é de forma tanto particular. Nicodemos estava ouvindo que a salvação não era somente para Israel, mas sim para todo mundo, isto é, para aqueles que reconhecessem o Messias como seu salvador. O Messias veio salvar a todos quanto se se arrepende dos seus pecados. Lendo esses textos podemos gerar dúvidas e contradições. Através dessa explicação a luz da bíblia entende-se que: 

O texto de Mateus 15.24, é o relato da passagem da mulher cananeia, Jesus afirmou que veio para as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24),essa era a sua missão, os judeus esperavam o Messias, Mas eles mesmos o rejeitou (Jo 11.1). Jesus não negligenciou a obra da redenção, mesmo sendo rejeitado pelos judeus, Ele não deixou de atender a suplica da mulher sírio fenícia, uma gentílica e pecadora, mas que mesmo sendo de outro povo, foi alcançada pelo milagre.

Resumidamente a salvação foi dada para aqueles que reconhecessem Jesus, como salvador, o que aparentemente era uma mensagem exclusiva, se tornou a esperança a todos os povos e nações. No evangelho de João no seu capitulo 10 e versículo 16, Jesus disse que ainda tenho ovelhas que não são deste aprisco, Ele se referia a outros povos, o bom Pastor veio dar vida para os perdidos. Os judeus ficaram divididos, depois de ouvir as palavras descritas no mesmo capitulo 10 de João, eles se sentiam exclusivista, a ponto de não aceitarem que o Messias anunciasse a sua palavra as outras nações e povos. Uma das grandes provas que a mensagem de salvação alcançou outros povos esta descrito na passagem da mulher Samaritana (cf. Jo 4). 

O verão está próximo

32: Quanto já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 

A expressão verão citada por Jesus, refere-se o tempo de cultivo e colheita da figueira. A folha da Figueira diferente de muitas arvore na Palestina, caem antes do calor do verão começar a produzir novas folhas. Jesus cita a figueira em Lucas 21.29; Olhai para figueira, e para todas as arvores. Quando Jesus disse que está próximo o verão, ele se referia a Israel, ou seja, a Figueira que brotaria no tempo certo. No ano 70.d, a figueira secou-se de acordo com as palavras proféticas de Jesus (Lc 13.8,9) e durante quase dois mil anos que se seguiram, a nação de Israel se transformará profeticamente numa nação infrutífera. Mas apesar de tudo, a promessa de Deus é de restauração, e em 1984, Israel tornou-se uma nação com terra própria, governo e moeda, mas espiritualmente nação ainda estéril e fria. Mas nacionalmente podemos dizer que seus ramos são tenros e verdes. No verso 33 de Mateus 24, Jesus disse: [...] que, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele, está próximo; a expressão destas coisas, significa os acontecimentos que antecedem a segunda vinda do Messias (Jesus Cristo),a pregação do evangelho do reino em todo mundo, e também os sinais referentes a nação de Israel. 

Estamos vivendo em uma pandemia global, uma crise mundial, milhares de vidas mortas, descaso social, isso nos mostra um grande sinal da tão esperada vinda de Cristo. Um dos sinais é a guerra politica entre países, a pandemia tem mobilizado cientistas de todo mundo, com a criação de vacinas e medicamentos, conhecidamente Israel está entre os primeiros a ter um medicamento com elevada eficácia. Como sempre Israel sempre na frente, isso não chama a sua atenção? 

Qual Geração Jesus se referia em Mateus 24.34? 

34: Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. 

Primeiramente a expressão geração pode ser entendida como raça ou idade de idade, por outro lado a palavra geração na bíblia significa os homens de uma época. 

  1. HOMENS DO PASSADO (Jó 8,8);
  2. HOMENS DO FUTURO (Sl 22.21); 
  3. HOMENS DO PRESENTE, isto é desta geração (Lc 16.8);

Mas que geração Jesus se referia? 

Como afirmamos o sentido da palavra geração pode ser considerado como raça ou homens de uma época, agora nos resta a duvida, que geração é essa?  Segundo eruditos, a geração em Mateus 23.34, refere-se a nação de Israel, Jesus estava profetizando que os israelitas sobreviria para ver as coisas realizadas. Acredita-se que Jesus estava profetizando que o Israel nacional continuaria com a sua rejeição a Cristo, até a sua segunda Vinda (gr. parousia). No Comentário Bíblico Pentecostal as palavras estas gerações tem se levantado muitas perguntas. 

  1. Jesus esperava que a destruição de Jerusalém e a segunda vinda sucedessem dentro do período de vida daqueles que o ouviam? 
  2. A expressão são (todas essas coisas) só se refere ao julgamento de Jerusalém,, ou abrange também todos os eventos apocalípticas, tribulação, sucessão de guerras, fomes e terremotos? 
  3. Jesus estava equivocado ao presumir que sua Vinda se seguiria logo após a queda de Jerusalém, visto que Ele diz só Deus Pai sabe o dia? (v.36)? 
  4. Tratava-se de uma retratação? 

Em resposta a estas questões, primeira temos de perguntar o que Jesus quis dizer por geração (gr. genoa). Esta palavra significa o período de vida de uma geração que alcança a velhice, ou pode significar raça. Aqui talvez signifique que os judeus ainda existirão quando ele voltar. Além disso, o que Jesus dizer quer por sua aparição? É sua Ressurreição? Neste ponto Lucas diz que o se (Reino) está próximo (Lc 21.31). Em certo sentido os judeus tinham visto e estava prestes a ver a realização do Reino em etapas-----os milagres, a transfiguração, a ressurreição e a ascensão de Jesus. Isto estaria de acordo com o os repetidos cumprimentos que culminarão num cumprimento final. Jesus tem em mente os acontecimentos imediatos de julgamento sobre a nação judaica (Israel), e quando Ele se refere a (todas essas coisas). 

Severino Pedro (In-Memoriam) escreve que o termo geração se aplica também aos homens de uma época ou grupo especifico. Podemos classificar três gerações no contexto bíblico: Gentios partindo de Adão, Judeus, partindo de Abraão, davam agora inicio a uma nova geração que foi denominada por de Deus como sendo "santa" (Êx 19.6) e aos cristãos partindo de Cristo, formam agora a nação santa (1 Pe 2.9).

Referenciais Bibliográficas: 

ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia Sagrada. Sociedade Bíblica Trinitariana, 1995. 

COMENTARIO BÍBLICO PENTECOSTAL. Novo Testamento, volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. 

SEVERINO, Pedro da Silva. Escatologia, Doutrina das Ultimas coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

ALMEIDA. Dicionário Bíblico. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário