quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Como Restaurar o Fervor Espiritual



Sabemos que a vida cristã não é um mar de rosas, ela é cheia de altos e baixos. Existem momentos na caminhada cristã que estamos cheios fervor espiritual, em outras ocasiões, nem tanto assim. Mesmo que em momentos de nossas vidas venhamos a perder de alguma forma o fervor espiritual, a Bíblia nos ensina como restaurar. Portanto, o objetivo desse texto é trazer algumas diretrizes com base na Palavra de Deus de como restaurar o fervor espiritual.  

O que é fervor espiritual?

Segundo Orlando Boyer, fervor espiritual é uma pessoa que tem “diligencia, dedicação e zelo pelas coisas de Deus.”[1] O dicionário online de português define como: “zelo ardente por coisas de piedade, de caridade, ardor e entusiasmo.”[2]

Paulo escrevendo a igreja de Roma disse: “no zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rm 12.11).” Observe, Paulo fala para aquela igreja ser “fervorosa de espírito”, mas o que significa ser fervoroso de espírito? Segundo F.F. Bruce, significa ser “ardoroso no Espírito Santo.” Ele interpreta “espírito” sendo uma referência ao Espírito Santo.”[3] A mesma expressão é usada com relação a Apolo em Atos 18.25. Às duas passagens abordam o mesmo significado. Portanto, esses sãos alguns dos significados da palavra fervor.

Características de quem perdeu o fervor espiritual

Após descrevermos o significado de fervor, quais seriam as características de uma pessoa que perdeu o fervor espiritual?

Primeiramente, falta de uma vida de oração. Quando um cristão deixa de cultivar uma vida de oração, provavelmente ele perde esse fervor em sua vida. Um carro jamais caminhará sem gasolina, do mesmo modo é o cristão em sua vida de oração.

Segundo, falta de interesse pela Bíblia. Um cristão que não zela pela leitura da Palavra de Deus na sua vida diária, ele abre várias portas para o mal, inclusive para a falta de diligência.

Terceiro, falta de interesse em congregar. Alguns cristãos perderam o entusiasmo de estarem reunidos com seus irmãos, para adorar a Deus, ouvir o sermão, orar com seus irmãos. Muitas dessas pessoas entendem que ela é a igreja individualmente, mas Jesus e os Apóstolos nunca ensinaram uma carreira solo dos cristãos, somos dependentes uns dos outros, isso que é ser igreja.

Enfim, essas, sãos às três características de quem perdeu o fervor espiritual. E você querido leitor, se encontra dentro dessas características?

Por que devemos ser fervorosos?

Diante dessas características de pessoas que perderam o fervor, qual seria o motivo para um cristão ser fervoroso? Primeiro, ser fervoroso é uma “ordem divina.” Paulo disse para a igreja de Roma: “sede fervoroso de espírito” (Rm 12.11), ele não estava falando de uma opção para aqueles servos de Deus, mas um imperativo divino. Deus não esperava deles uma vida morna, sem diligência, porém, dedicação nas coisas de Deus. Além disso, não devemos ser “vagarosos em buscar a Deus.” Nunca foi da vontade do Senhor que os seus filhos sejam relaxados na sua maneira de buscar a Deus, isso não é cristianismo bíblico. Portanto, ser fervoroso é uma ordem divina para os cristãos, não é buscar a Deus de qualquer jeito, mas com dedicação e temor.

Como restaurar o fervor espiritual?

A Bíblia ensina que o fervor é uma ordem divina, entretanto, como restaurar o fervor espiritual? Três atitudes são de extrema importância:

Primeiro, buscar a Deus em oração. Quando o povo de Deus encontrava-se em decadência espiritual, os profetas de Deus proclamavam os seus erros e os exortavam a voltar a Deus em oração. O Senhor apareceu a Salomão em sonhos e disse como o povo deveria restaurar o fervor espiritual se um dia perdesse:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2Cr 7.14).”

Precisamos buscar a Deus em oração, confessar os nossos pecados, lembrar de onde caímos e praticar as primeiras obras para retornar ao primeiro amor (Ap 2.4,5). Além do mais, devemos seguir os exemplos bíblicos de homens de oração. Precisamos falar para Deus em nossas orações como Davi: “a minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (Sl 42.2);” falar como Samuel: Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós (1Sm12.23);” ou seguir o exemplo de oração que Jesus nos deixou, o Pai nosso (Mt 6.9-15), a própria vida de oração de Jesus deve ser um exemplo para nós.

Segundo, buscar a Deus em sua Palavra. Jamais teremos restauração espiritual sem buscarmos a Deus diariamente nas Sagradas Escrituras, a Bíblia cita vários homens de Deus que eram dedicados nisso. Queremos apenas destacar três:

Esdras

“Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos (Ed 7.10).”

Davi

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! (Sl 119.97).”

Jesus

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.31,32).”

Alcançamos uma restauração espiritual quando decidimos buscar a Palavra de Deus, praticar os seus ensinos e para compartilhar com outras pessoas sobre o amor de Deus. A meditação é imprescindível nas Escrituras, é nosso dever meditar no livro Sagrado diariamente para aquecer as chamas do entusiasmo cristão, seremos apenas de fato discípulos se permanecemos na Palavra.

Terceiro, os dons espirituais. Procurar usar os dons que Deus nos concedeu é uma forma de restaurarmos o fervor espiritual. Paulo demonstra que todo cristão recebeu um dom quando recebeu a Cristo como seu Salvador (Rm 12.4; Ef 4.7; 1Pe 4.10). A Bíblia demonstra várias categorias de dons que Deus concedeu a igreja (Rm 12.6-8; 1Co 12.8-11,28; Ef 4.11). O que um cristão deve fazer, é orar a Deus pedindo por iluminação para saber qual o dom que Deus lhe deu, para assim usar na edificação do corpo de Cristo.   

Conclusão

Portanto, a única forma de restaurar o fervor espiritual é buscar a Deus. Os caminhos que Deus nos concede é por meio da sua Palavra, lendo, meditando, estudando e praticando. A oração de extrema importância, vários homens de Deus fizeram proezas para o reino de Cristo porque cultivaram uma vida de oração. Deus tem concedido dons a você querido leitor, use para o reino de Deus e para que vidas sejam edificadas para a glória de Deus.

 

Sidney Muniz

 

Notas:



[1] Orlando Boyer – Enciclopédia Bíblica

[2] Dicionário online de português

[3] Romanos Introdução e Comentário – F. F. Bruce.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário