sexta-feira, 23 de junho de 2017

Capítulo 4: Jonas Prega à Cidade de Nínive




Introdução

Neste capítulo analisaremos pontos importantes, do capítulo 3, do Livro de Jonas, da ida do Profeta à Niníve. Importante firisar que neste capítulo trataremos da missão evangelística dele na cidade. Veremos como a mensagem de Jonas, mediante à Palavra do Senhor produziu efeitos vitais para a população de Nínive.

I. Jonas sai do ventre do Grande Peixe

Depois de três dias e três noites (Jn1.17; Mt 12.40), Jonas sai do ventre do Grande Peixe pela ordem dada ao Senhor (Jn 2.10). O Senhor está plenamente no controle de tudo (Sl 139), Desde a criação do Céu e da Terra (Gn 1.1) até a ordem de algo sair de um Grande Peixe (Jn 2.10). Esse é o nosso Deus (Is 42.8).

II. Jonas prega à Cidade de Nínive

Depois de ter saído do ventre do Grande Peixe pela ordem dada pelo Senhor, Jonas prega aquilo que o Senhor lhe disse (Jn 3.1,2). A mensagem do Senhor deve dirigir as nossas vidas. Não a palavra ou ideías de homens, mas a própria Palavra do Deus Vivo que conduz a nossa caminhada. E Jonas  pregou a mensagem que o Senhor mandou pregar(Jn 3.4), e o resultado não seria diferente: a Glória do Senhor.

III. O Povo se Arrepende

Diz a Palavra do Senhor, que depois de Jonas ter proferido esta pregação, os homens de Nínive creram em Deus (Jn 3.5-9), e pela ordem do rei de Nínive, que se cobriu de saco e se asentou na cinza (Jn 3.6), proclamou um jejum para toda a nação e clamor ao Deus Vivo. Mudança de vida, mudança de caráter, e conversão dos maus caminhos, só tem e só haverá efeito quando derramamos nossas vidas por completo ao Senhor.

Conclusão

Diz a Palavra de Deus que o Senhor se compadeceu do povo de Nínive, pelo ato de verdadeiro arrependimento e clamor ao Senhor. Não será presidentes e governadores que irão mudar este país. Ou debates acadêmicos que produz mais discussão do que soluções. As cidades, os países e as nações só terão progresso verdadeiro e genuíno mediante ao verdadeiro arrependimento e clamor ao Verdadeiro Deus Vivo (Pv 28.13; At 3.19).

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Um Ensinamento valiosíssimo do Senhor Jesus



O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lucas 6.45).

No início de seu ministério terreno, o Senhor Jesus, citou uma parte do Sermão da Montanha encontrado na íntegra em Mateus 5-7. E entre muitos ensinamentos ao qual o Mestre passou para seus discípulos, está um que é de caráter moral e espiritual para a vida de todos. Principalmente quando lidamos com diversas mudanças na sociedade, e nas famílias, aonde a Palavra do Senhor tem perdido seu espaço, o Senhor nos alerta sobre o cuidado com nossos corações e que entra dentro deles e o que sai deles. A mídia, muitas pessoas fora da vontade do Senhor, notícias controvérsias, o aumento do paganismo generalizado e polêmicas envolvendo muitos crentes, tem contribuído para que os perigos que nos rodeiam adentrem aos nossos corações cada vez mais, e com mais intensidade de influência maligna. O Senhor Jesus, em uma ocasião em seu precioso ensinamento, disse ao respeito dos olhos e do coração:

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; (Mateus 6.22).

Os olhos mostram muitas coisas à nós. Mostram coisas tanto boas quanto más. Por isso o Senhor nos orientam a atentarmos para coisas boas. A Palavra de Deus, boas conversações, bons relacionamentos contribuem para uma conduta aonde nossas visões iluminam nossas vidas. O coração apenas se orienta por aquilo que vemos e ouvimos. Por isso o Senhor nos orienta a colocarmos dentro de nós, coisas boas, frutíferas e que possam gerar frutos. No coração há o perigo de guardarmos coisas ruins, negativas que possam contaminar outras pessoas com sentimentos ruins. Que roguemos sempre ao Senhor para que coloque dentro de nós coisas boas, como a sua Palavra (Jo 1.1; Mt 4.4), e ilumine sempre os nossos caminhos (Sl 119.115). Como diz o Apóstolo Paulo:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos 10.9,10).


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Comentário Bíblico Mensal - Junho/2017 - Capítulo 3: Jonas no ventre do Grande Peixe




Introdução

Jonas mesmo ter ouvido a voz da Palavra do Senhor persistiu em ir por um caminho diferente: para Társis. O mais triste aqui não foi ele ter ido por um caminho diferente, mas não foi dado ouvidos à voz da direção de Deus. Veremos neste capítulo, à partir do versículo 4 do capítulo 1 até o capítulo 2 do Livro de Jonas, o que aconteceu neste período longe da direção do Senhor.

I. Jonas no Barco

Jonas não acreditou que não há lugar para se escapar de Deus. Ele encontrou um barco que podia levá-lo a milhares de quilômetros para longe de Nínive, mas ele não podia esconder-se de Deus. O Soberano de quem ele tentou fugir mandou uma tempestade que quase tirou a sua vida.

II. A Tempestade e o Grande Peixe

Jonas achou-se no meio do mar depois da tempestade e logo após, na barriga de uma grande peixe, porém nunca achou um lugar onde Deus não o pudesse ver. Deus sempre sabe aonde estamos e em que situação estamos. Que possamos confiar mais na direção do Senhor.

III. Baleia ou Grande Peixe?

A expressão hebraica traduzidas por algumas versões como "baleia", significa no original: "Grande monstro marinho". A palavra grega não significa "baleia", mas "criatura marítima", isto é, algum grande peixe. Esse grande peixe é cuidadosamente distinguido da "serpente" sinistra do mar (Am 9:3) - também chamada "Leviatã" (Is 27:1) - E do "monstro das profundezas". (Jó 7:12; Sl 74:13; Ez 32:2).

IV. A Oração de Jonas

A Bíblia conta que Jonas, após ter sido lançado no mar, foi engolido por um grande peixe e ficou lá por três dias (Jn1.17; Mt 12.40). A vida dele, porém, começou a ser transformada quando, dentro da na barriga do peixe, ele decidiu fazer uma oração. Da mesma forma, Deus também pode mudar a sua vida através da oração. Você nunca está tão perdido que não possa ser encontrado pelo Senhor!

Conclusão

Deus pode te tirar das piores profundezas se você clamar a Ele.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Comentário Bíblico Mensal - Junho/2017 - Capítulo 2: O Chamado de Jonas



Capítulo 2: O Chamado de Jonas

Introdução

Neste capítulo veremos sobre o início do capítulo 1, através da chamada do Profeta Jonas à Ninive, e sua fuga para Társis. Veremos que o chamado do Senhor, é único, exclusivo, vital, e a Palavra do Senhor é soberana. Que nestes dias terríveis e trabalhosos, venhamos sempre dar ouvidos à Voz do Senhor. 

I. O Chamado do Senhor à Jonas

O Senhor Deus chamou a Jonas para uma missão importante, ir ao povo de Nínive, e pregar a mensagem que ele tinha dito: O Clamor para arrpendimento (Jn 1 1.2 ;3.1,2). O Senhor Deus chamou à Jonas pela sua Palavra (Jn 1.1). Não é as nossas palavras que produzirão efeito nas pessas. É a própria Palavra de Deus que irá trabalhar e atuar nas pessoas.

II.O Povo de Nínive

Nínive era capital do poderoso e cruel império da Assíria. Jonas sabia que esta nação apresentava a maior ameaça imaginável para seu próprio povo de Israel. Deus havia tolerado durante algum tempo a impiedade daquela cidade. Mas quando a malícia chegou ao Senhor (Jn 1.2) Deus envia à Jonas para pregar o arrependimento. Que versículo maravilhoso ! Deus dando a oportunidade ao povo para se arrepender. Graças damos ao Senhor pela oportunidade que ele nos concede para nos arrependermos dos nossos pecados, como agora enquanto lemos este estudo.

III. Jonas vai para outro caminho

O profeta temia e desprezava os ninivitas tanto que tentou fugir de Deus e da sua responsabilidade dada por Deus. Ao invés de ir direto para Nínive, como Deus havia ordenado, Jonas desceu para o porto de Jope e comprou uma passagem para viajar para Társis. Ele estava fugindo na direção oposta, tentando se distanciar de Nínive e do próprio Senhor! Mas o Senhor Deus não perde ninguém de vista, como veremos na próxima semana.

Conclusão

Mais uma vez, digo que Deus não perde ninguém de vista. Uma vez que a Palavra do Senhor é anunciada e mencionada, só tem um objetivo: A Glória de Deus. Que venhamos expor à Palavra para a Glória de Deus.



terça-feira, 6 de junho de 2017

Um povo carente de Alegria



Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (Fp 4.4).

A humanidade tem sofrido de forma imensa com a falta de alegria em meio ao cotidiano. Cada vez mais temos pessoas ao nosso redor com estresses depressões, angústias, tristezas, lamentos e situação complexas ao olhar humano. Muitas pessoas tem sofrido das mais turbulentas formas possíveis que se possa imaginar. O próprio Senhor Jesus Cristo deixou em suas palavras, as marcas dos princípios das dores:

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim; Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares; Mas todas estas coisas são o princípio de dores; Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome; Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão; E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará (Mt 24:6-12).

Se por um lado, houve uma aproximação de muitas pessoas ao redor do mundo, de um outro há um aumento de informações responsabilidades e coisas desta vida que nos sufocam (Mt 13.7). É por esta razão e muitas que a palavra do Senhor é um manual pleno de imensa alegria em nossas vidas. Diversos trechos bíblicos tratam desta imensa alegria. A alegria bíblica é completa dentro de nós, ela é permanente e glorifica a Cristo. Vejamos textos bíblicos sobre a expressão desta imensa alegria bíblica dentro de nós:

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo (Jo 15:11).
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos (Jo 17:13).
Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará (Jo 16:22).
Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria (Jo 16:20).

A alegria do Senhor em nós em respeito a salvação na cruz por nós, na Sua presença, em nosso coração para que não venha ninguém tirá-la de nós. Ser cristão é desfrutar desta alegria, ainda em meio as dificuldades. Esta alegria vinda de Cristo em nós, é motivo de hoje, todos nós regozijarmos sempre no Senhor, pois ele é a nossa alegria (Jo 17.13).

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Família: Uma estrutura edificada pelo Senhor



A família é uma estrutura criada pelo Senhor para que a sociedade venha cada vez mais, conhecer o Senhor nos lares, nas ruas e todo e qualquer lugar. O propósito da criação da família começou em um plano maravilhoso no Jardim do Éden e mesmo depois da Queda do homem e da mulher, o Senhor continuamente tem instruído as famílias de todas as formas e maneiras, e pela Graça do Senhor, se revelando a nós nestes últimos dias falando pelo Seu filho, o Senhor Jesus Cristo. No Antigo Testamento, já vemos alguns relatos bíblicos desta importância de base familiar. Eis os textos:

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos; E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;


(Deuteronômio 11:18,19)

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

(Provérbios 22.6)

Estes versos bíblicos mostram em sí, a suma importância que a família sempre está nos planos do Senhor para o maior crescimento moral e espiritual na sociedade. O pai, a mãe e os filhos tem todos, um propósito muito especial para a finalidade máxima de todos serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14). O pai de família de família como protetor e o vigia da cada, a mãe como orientadora e ordenadora do lar e cuidadora de seus filhos, e os filhos na instrução e na admoestação dos pais, (Mt 24.43; Pv 14.1; 12.4; Sl 128.3; Ef 6.1-4).

Roguemos ao Senhor, o Edificador das Famílias, que a cada dia mais ceie em nossas casas (Ap 3.20) e as edifique como diz Salomão e o autor da Epístola aos Hebreus:

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

(Salmos 127.1)

Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
(Hebreus 3:4)

Comentário Bíblico Mensal - Junho/2017 - Capítulo 1: Conhecendo o Livro de Jonas



Introdução

Neste mês teremos a oportunidade maravilhosa e gloriosa de estudarmos um dos livros mais conhecidos e do Antigo Testamento: O Livro de Jonas. Veremos importantes lições à respeito deste livro e como o Senhor nos fala através dele por diversos assuntos e pontos importantes com atualidade clara, específica e verdadeira em prol daqueles que amam ao Senhor.

I. Autoria e Data

O Profeta Jonas se identifica como autor ´´filho de Amitai`` (Jn 1.1). Seu nome significa ´´Pombo``. Era natural de Gate-Héfer, e viveu no período do reinado de Jororboão II (793-753 a.C) e ajudou à recuperar parte dos territórios perdidos de Israel (2 Rs 14.25). Jonas era estadista além de profeta.

II. O Contexto do Livro de Jonas

O Contexto do Livro de Jonas nos traz diversas reflexões em cada ponto dos 4 capítulos neste livro. No capítulo 1 vemos à respeito do seu chamado, sua fuga, e ser engolido pelo ´´Grande Peixe``. No Capítulo 2, vemos a oração de Jonas dentro do ´´Grande Peixe``, e como Deus o libertou do ventre do ´´Peixe``. No capítulo 3 vemos o efeito do trabalho de Jonas com sua mensagem de arrependimento e conversão dos caminhos aos ninivitas, e como o povo de Nínive se arrependeu. No capítulo 4 vemos à respeito do diálogo de Jonas com o Senhor Deus, e como Deus se compadece pelos ninivitas por terem se arrependido.

III. O Livro de Jonas para os dias de Hoje

Lições maravilhosas e divinas encontramos neste livro. Dentre as diversas destaco algumas aqui: 1º: Deus conduz as nossas vidas (Jn 1.1,2). 2º: Deus sempre nos orienta em nossa caminhada, mesmo quando entramos por caminhos tortuosos, ele nos conduz à sua presença para continuarmos a obra (Jonas 3.1,2). 3º: Deus ama e se compadecem aos que se arrempendem (Jn 4.4-11).

Conclusão

Que este livro continuamente, mediante o Espírito Santo, venha sempre falar ao seu coração, para cura da alma, para a volta ao Primeiro Amor, para transformação da sua vida através do poder do Senhor.